terça-feira, 29 de junho de 2010

INDISCIPLINA, SOMOS OS (IN)RESPONSÁVEIS!

Indisciplina? Isso não existe.

Indisciplina é quando alguém foge a regra - a regra agora é ser indisciplinado, grosseiro, mal educado e até violento...
E não pense vocês que estou falando só das escolas, esse é o retrato da atual sociedade. As pessoas esqueceram a noção de educação, moral, ética, gentileza, cortesia. O PANDEMÔNIO foi instalado nas escolas públicas e particulares e faculdades e cada um faz o que bem quer. A impunidade se generalizou e  assim como uma metástese contaminou a sala de aula. Professor bom é o que não leva problemas para direção/coordenação da escola, o aluno sabe disso e sabe o que falar sobre o professor para a gestão escolar e para os pais revertendo a culpa do seu ato indisciplinado. Durante muito tempo os pedagogos contribuíram com essa visão que se o aluno é indisciplinado a culpa é do professor que não se prepara, que não dá aulas atraentes, que não seleciona conteúdos significativos, etc. Como diz um amigo meu, a sala de aula emburrece o professor que estuda muito, mas tem que trabalhar com o "basicão", não pode avançar nos conteúdos por que não tem tempo (o que eu observo ministra duas aulas semanais) e por que não pode correr o risco de cansar as nossas "crianças". Aulas atraentes e significativas com a turma de 40 espremida? Sem recursos? Sem apoio externo? Assim não dá! E vamos ser VUVUZELAS HUMANAS para gritar: O SISTEMA EDUCACIONAL ESTÁ ERRADO!! Há de se implodir esse modelo educacional e recriar a sala de aula, a escola, os conteúdos, os projetos pedagógicos, os diretores, os coordenadores, os professores e o alunos.

E vamos refletir com a frase de Paulo Freire: "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".

Um grande abraço a todos!

sábado, 26 de junho de 2010

Conseguir um horário conveniente para estagiar é difícil no meu caso consegui na sexta-feira ,oque se tornou um problema já que é justamente nesse dia que se tem menos aula.Todas as reuniões,pontos facultativos e feriados possíveis são na sexta.                                                                                                                                                                     

segunda-feira, 21 de junho de 2010

INDISCIPLINA, SÓ O ALUNO É O CULPADO?

    Venho observando em sala de aula (juntamente com Paulo e Rafaela), e lido as postagens desse BLOG e
uma das questões mais discutidas está ligada à INDISCIPLINA, esse assunto constantemente gera muita polêmica, as causas são as mais diversas e dificilmente se chega a uma conclusão. (esse tema me chamou atenção após as perguntas que Augusto expôs na aula passada). Nesse sentido, o primeiro passo que procurei traçar é a realização de uma análise do problema, e a partir daí  procurar conhecer os motivos que levam os alunos a se comportar de forma indisciplinada. Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros.
     Devemos verificar que, as manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, e em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de se expressar. Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, (a que estou observando a sala detem quase 40 alunos que se "espremem" em um espaço de tamanho 4x6mts),  como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia, é um fator favorável  que conduz à indisciplina.
     Outro fator de grande importância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzam o que presencia em casa na escola. Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil. A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
     Então, vou terminar levantando uma questão, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, e assim objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Postagem

Esta matéria serve como alerta para que os órgãos competentes possam perceber como está realmente a educação no nosso País. Também se torna que os educadores assumam o seu papel na transformação do nosso País.

"O pão nosso de cada dia"


Estava tudo fora do normal! O silêncio no pátio dizia muito além do que eu poderia ouvir, semblantes apáticos revelavam o medo coletivo que tirava a tranqüilidade, gerando total insegurança. Percebi que o porteiro estava ausente, uma outra professora abril o portão perguntando se eu era estagiário, respondi timidamente. Logo, a diretora veio até mim e pediu que entrasse na secretaria para conversar com minha regente que fazia seu ofício impacientemente.
Bem, o que de fato estava acontecendo era um conflito gerado por um aluno- que não era da minha turma- o qual havia ameaçado uma professora    com  arma de fogo e ROUBADO uma bicicleta que se encontrava no pátio, sendo parado pelo porteiro que entrou em contato com a polícia, solicitando o serviço, mas não teve seu pedido aceito. O “de menor” foi contido na guarita da instituição, onde permaneceu por alguns minutos até que dirrepente apareceu uma viatura da polícia -estranho a mudança de atitude- mas já sabendo do ocorrido, encaminhou o garoto para o Conselho Tutelar em busca de soluções cabíveis na lei.
Diante disso, a aula perdeu um tempo considerável mas seguiu normalmente pois o alívio era o clima que espalhava por todos os cantos da escola. Mas de fato coloquei-me a refletir sobre todo ocorrido e me questiono sobre vários aspectos sociais, educacionais e políticos e chego a uma humilde conclusão de que isto é o pão nosso de cada dia nas escolas, pois esse não é um fato isolado e vem se repetindo por muito tempo. Mas afinal, de que é a culpa? dos professores? Dos próprios alunos? Dos pais? Do sistema de ensino? Absurdo isso, mas é uma realidade social muito próxima da escola. A educação nacional pede socorro!

sábado, 5 de junho de 2010

Mudança de comando

Introduzindo o conteúdo “Os Africanos no Brasil”, as explicações e exemplificações da professora foi logo interrompida pelo término da aula ( que é muito curta), sendo solicitada a leitura extra-classe para reforço na retomada posterior . No dia seguinte a professora, de modo surpreso, passou o comando para dois estagiários que ali estavam somente para conhecer a turma. O nervosismo foi evidente!Um dos estagiários não conteve o momento e se manteve mais tímido, logo o segundo assumiu a responsabilidade e começou a familiarizar-se reconhecendo o nome de alguns alunos, os quais transpareceram bom humor.

Na seqüência do conteúdo esse estagiário começou com exemplos de sua própria pessoa, tornando-se determinante em seus argumentos, aplicando seu papel de mediador. Na medida em que se desenrolava a aula, os alunos começavam a participar fazendo perguntas coerentes ao assunto, aumentando assim a socialização do conteúdo que determinava o presente para compreensão de fatos passados. Ah, enquanto isso o outro estagiários resolve entrar em cena utilizando do quadro negro para dar seguimento nas explicações, mas infelizmente não conteve o nervosismo e pôs a fugir do assunto em foco, confundindo o raciocínio dos alunos, mudando o rumo da aula.

De maneira “esperta”,o segundo estagiário retoma as explicações e no propósito de retomar a atenção dos alunos, utiliza do livro didático, solicitando a leitura compartilhada e em voz alta a qual se estendeu até o término da aula, quando foi elaborado um questionário para ser respondido em casa.

Foi mesmo uma dia de sufoco, mas que passou...Seria melhor se houvesse uma comunicação anterior, certamente aquela aula teria mais fundamento e os estagiários melhor rendimento

Conflitos na sala de aula







Em um dia comum de atividades ao término da primeira unidade, quando foi marcado o último crédito, um conflito se estendeu dentro da sala de aula. A professora foi surpreendida com a notícia do desaparecimento de dois livros didáticos, má fé dos alunos com os próprios, causando desconforto e obrigando-a a tomar atitudes e penalizar os culpados, no qual toda a turma permaneceu na sala após o término da aula.

Contudo, os livros não apareceram e a professora encaminhou o caso à diretoria em busca de resoluções imediatas para a situação. De fato, até o presente momento um desses livros ainda não apareceu e os culpados não foram identificados, pois o que foi encontrado estava num local de pouco acesso. O fato foi marcado por antipatia e mesmo não sabendo ao certo os verdadeiros culpados,“buchichins”chegou à níveis de ofensas, pois existiam os suspeitos. Foi um dia de muito nervosismo e que sem dúvida abalou relações.

Na aula seguinte, como já estava agendada, aplicou-se a avaliação que ocorreu de forma tranqüila e dentro dos requisitos exigidos pela professora. O tempo foi respeitado e a maioria dos alunos se manteve em constante concentração, embora a minoria insistia em fazer perguntas fora da estrutura das questões, além da dispersão a anseio para irem ao banheiro ou bebedouro.Num certo momento ouviu-se que tal aluno era o culpado do sumiço dos livros, e realmente era, o clima pesou novamente, mas dessa vez a professora assumiu o tom, não chamou e diretora e preferiu um diálogo apaziguador, pondo um ponto final na história que rendeu muito desconforto.