Indisciplina? Isso não existe.
Indisciplina é quando alguém foge a regra - a regra agora é ser indisciplinado, grosseiro, mal educado e até violento...
E não pense vocês que estou falando só das escolas, esse é o retrato da atual sociedade. As pessoas esqueceram a noção de educação, moral, ética, gentileza, cortesia. O PANDEMÔNIO foi instalado nas escolas públicas e particulares e faculdades e cada um faz o que bem quer. A impunidade se generalizou e assim como uma metástese contaminou a sala de aula. Professor bom é o que não leva problemas para direção/coordenação da escola, o aluno sabe disso e sabe o que falar sobre o professor para a gestão escolar e para os pais revertendo a culpa do seu ato indisciplinado. Durante muito tempo os pedagogos contribuíram com essa visão que se o aluno é indisciplinado a culpa é do professor que não se prepara, que não dá aulas atraentes, que não seleciona conteúdos significativos, etc. Como diz um amigo meu, a sala de aula emburrece o professor que estuda muito, mas tem que trabalhar com o "basicão", não pode avançar nos conteúdos por que não tem tempo (o que eu observo ministra duas aulas semanais) e por que não pode correr o risco de cansar as nossas "crianças". Aulas atraentes e significativas com a turma de 40 espremida? Sem recursos? Sem apoio externo? Assim não dá! E vamos ser VUVUZELAS HUMANAS para gritar: O SISTEMA EDUCACIONAL ESTÁ ERRADO!! Há de se implodir esse modelo educacional e recriar a sala de aula, a escola, os conteúdos, os projetos pedagógicos, os diretores, os coordenadores, os professores e o alunos.
E vamos refletir com a frase de Paulo Freire: "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".
Um grande abraço a todos!
Construção
-
Quem te ensinou a ser quem és
Qual passante qualquer que mais te fez crescer
Por quais lugares passou
De quem absorveu tal dissabor
Qual traço da vida te f...
Há 7 anos