sábado, 5 de junho de 2010

Conflitos na sala de aula







Em um dia comum de atividades ao término da primeira unidade, quando foi marcado o último crédito, um conflito se estendeu dentro da sala de aula. A professora foi surpreendida com a notícia do desaparecimento de dois livros didáticos, má fé dos alunos com os próprios, causando desconforto e obrigando-a a tomar atitudes e penalizar os culpados, no qual toda a turma permaneceu na sala após o término da aula.

Contudo, os livros não apareceram e a professora encaminhou o caso à diretoria em busca de resoluções imediatas para a situação. De fato, até o presente momento um desses livros ainda não apareceu e os culpados não foram identificados, pois o que foi encontrado estava num local de pouco acesso. O fato foi marcado por antipatia e mesmo não sabendo ao certo os verdadeiros culpados,“buchichins”chegou à níveis de ofensas, pois existiam os suspeitos. Foi um dia de muito nervosismo e que sem dúvida abalou relações.

Na aula seguinte, como já estava agendada, aplicou-se a avaliação que ocorreu de forma tranqüila e dentro dos requisitos exigidos pela professora. O tempo foi respeitado e a maioria dos alunos se manteve em constante concentração, embora a minoria insistia em fazer perguntas fora da estrutura das questões, além da dispersão a anseio para irem ao banheiro ou bebedouro.Num certo momento ouviu-se que tal aluno era o culpado do sumiço dos livros, e realmente era, o clima pesou novamente, mas dessa vez a professora assumiu o tom, não chamou e diretora e preferiu um diálogo apaziguador, pondo um ponto final na história que rendeu muito desconforto.

Nenhum comentário: