sábado, 5 de junho de 2010

Mudança de comando

Introduzindo o conteúdo “Os Africanos no Brasil”, as explicações e exemplificações da professora foi logo interrompida pelo término da aula ( que é muito curta), sendo solicitada a leitura extra-classe para reforço na retomada posterior . No dia seguinte a professora, de modo surpreso, passou o comando para dois estagiários que ali estavam somente para conhecer a turma. O nervosismo foi evidente!Um dos estagiários não conteve o momento e se manteve mais tímido, logo o segundo assumiu a responsabilidade e começou a familiarizar-se reconhecendo o nome de alguns alunos, os quais transpareceram bom humor.

Na seqüência do conteúdo esse estagiário começou com exemplos de sua própria pessoa, tornando-se determinante em seus argumentos, aplicando seu papel de mediador. Na medida em que se desenrolava a aula, os alunos começavam a participar fazendo perguntas coerentes ao assunto, aumentando assim a socialização do conteúdo que determinava o presente para compreensão de fatos passados. Ah, enquanto isso o outro estagiários resolve entrar em cena utilizando do quadro negro para dar seguimento nas explicações, mas infelizmente não conteve o nervosismo e pôs a fugir do assunto em foco, confundindo o raciocínio dos alunos, mudando o rumo da aula.

De maneira “esperta”,o segundo estagiário retoma as explicações e no propósito de retomar a atenção dos alunos, utiliza do livro didático, solicitando a leitura compartilhada e em voz alta a qual se estendeu até o término da aula, quando foi elaborado um questionário para ser respondido em casa.

Foi mesmo uma dia de sufoco, mas que passou...Seria melhor se houvesse uma comunicação anterior, certamente aquela aula teria mais fundamento e os estagiários melhor rendimento

Um comentário:

Valdeir Almeida disse...

Olá,

Sou Valdeir, do blog “Painel do Educador”.

Há duas semanas (mais ou menos) vocês comentaram em meu blog. Peço-lhes desculpas por só agora ter retribuído a visita.

Já há algum tempo não atualizo o Painel do Educador, mas estou constantemente em meu outro blog, o Ponderantes
Portanto, se quiserem aparecer por lá para compartilharmos conhecimento, estejam à vontade.

Abraços e ótima semana.