segunda-feira, 21 de junho de 2010

INDISCIPLINA, SÓ O ALUNO É O CULPADO?

    Venho observando em sala de aula (juntamente com Paulo e Rafaela), e lido as postagens desse BLOG e
uma das questões mais discutidas está ligada à INDISCIPLINA, esse assunto constantemente gera muita polêmica, as causas são as mais diversas e dificilmente se chega a uma conclusão. (esse tema me chamou atenção após as perguntas que Augusto expôs na aula passada). Nesse sentido, o primeiro passo que procurei traçar é a realização de uma análise do problema, e a partir daí  procurar conhecer os motivos que levam os alunos a se comportar de forma indisciplinada. Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros.
     Devemos verificar que, as manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, e em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de se expressar. Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, (a que estou observando a sala detem quase 40 alunos que se "espremem" em um espaço de tamanho 4x6mts),  como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia, é um fator favorável  que conduz à indisciplina.
     Outro fator de grande importância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzam o que presencia em casa na escola. Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil. A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
     Então, vou terminar levantando uma questão, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, e assim objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos?

Um comentário:

Iron Pedreira Alves disse...

Gilsoney,

Tenho o link desse blog de vocês na lista de blogs do meu. Tenho acompanhado as postagens daqui e frequentemente faço referência a elas em minhas turmas.
Acho de extrema importância e urgência se discutir a indisciplina escolar. Até por que, nos últimos anos essa indisciplina tem se transformado em violência, o que é muito mais preocupante para todos envolvidos na educação.
Sugiro que visitem meu blog. Lá eu fiz duas páginas sobre essa temática: uma sobre indisciplina e outra sobre violência escolar. Já que vocês estão nesse contato mais estreito com a realidade escolar e têm essa disposição para refletir sobre ele, poderão se valer das postagens e indicações de leitura que estão lá, bem como contribuir como uma discussão mais bem embasada.
O endereço é:

www.memoriadetrabalho.blogspot.com

Aguardo vocês!

Iron Alves
(professor de psicologia da educação DEDU/UEFS)