segunda-feira, 26 de julho de 2010

Resumindo...

Bom, estive analisando as observações anotadas durante o estágio observatório e percebi que estavam muito repetitivos todos os dias era as mesmas coisas. Então decidi fazer um breve resumo dos acontecimentos ocorridos, os quais me chamaram a atenção. Pois as aulas se resumiam no seguinte esquema: Os alunos copiam o exercício escrito no cartaz, levam para casa para responder, traz respondidos na aula seguinte, o professor corrige dando explicações e em seguida aplica a avaliação relâmpago ou dá visto no caderno.

No dia 03/05/10 assim como os demais dias, a aula começou com um alvoroço e algazarra, até que o professor conseguiu dominar a turma, cobrando o exercício de casa e acrescentando um visto no caderno dos alunos que fizeram. Esse é um método que a maioria dos professores utiliza para fazer com que os alunos respondam o exercício em casa, pois ao passar uma atividade logo vem a clássica pergunta: É para nota professor?

Como por exemplo, na aula do dia 05/05/10 que enquanto o professor passava as notas para a caderneta os alunos permaneceram sentados e quietos, pois ainda faltava serem atribuídos dois pontos qualitativos. Quer dizer que se não fosse por esse detalhe os alunos permaneceriam bagunçando, mas como seus comportamentos estavam sendo avaliados eles se comportaram direitinho.

Outro detalhe que me chamou muito a atenção foi a postura do professor, que em muitas vezes se tornava bastante contraditório, como o fato ocorrido no dia 12/05/10, em que o professor aconselhava seus alunos, e falava das suas inexperiências de suas tenras idades, pedindo-lhes que fossem mais humildes, que parassem de brincadeiras nos momentos impróprios e passassem a prestarem mais atenção no momento da correção da atividade. O professor também adotou uma postura séria na aula ocorrida dia 24/05/10, onde repreendeu os alunos por estarem conversando no início da aula. Por conta disso o professor ao começar a corrigir a atividade pulou três primeiras questões e deu como corrigida, como os alunos se baseavam na resposta do professor, então eles ficaram atordoados. Talvez por conta disso os alunos se comportaram, ouvindo a explicação do professor atentamente e tirando dúvidas.

Acho que os alunos se sentem um tanto confuso em relação à postura do professor, pois em alguns momentos ele brinca, faz piadas dando liberdades aos alunos e em outros momentos adota uma postura séria não permitindo brincadeiras nem conversas paralelas.

Então caros colegas qual será a melhor forma de se lidar com os alunos? Que postura o professor deve adotar em sala de aula?



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