quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reunião de Professores

     Nas reuniões de professores, a qual fui convidado pela coordenadora de estágio a participar, e que conta com todos os professores da área de humanas do noturno, das disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Foram discutidos planos de aula, escolha de livros didatiocos, elaboração e calendario de aplicação de provas, atualização da cardeneta de notas dos estudantes, problemas com o desempenho e aproveitamento dos mesmos e problemas enfrentado por eles.
     O que eu achei mais interesante foi, um projrto desenvolvido pela escola cujo nome é: PROJETO BRASIL AFRICANO: RECONSTRUINDO SABERES E VENCENDO PRECONCEITOS.
     Dentro desse contexto, a área de ciências humanas do Instituto de Educação Gastão Guimarães, vem trazando a proposta de trabalhar a valorização da cultura afro-brasileira durante todo o ano letivo de 2010, atendendo a Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino da História da África e dos Africanos no curriculo escolar no ensino Fundamental e Médio.
     Esse projerto vem auxiliando de forma mais incisiva, na formação por parte do aluno, de sua identidade, no fortelecimento do respeito à diversidade socio-cultural, viabilizando debates sobre a nossa própria diversidade aqui no Brasil. O projeto trabalha expreções da arte e cultura negra, proporcionando a reflexão crítica da realidade do negro na nossa sociedade, discutindo a participação dos negros na construção do país, não como escravo, mas como sujeitos detentores de vontade e ações transformadoras na construção e formação da sociedade Brasileira.
     O projeto teve início no dia 13 de Maio (dia que representa uma luta e reflexão contra o racismo), e com término em 20 de Novembro (dia da consciência negra), e que tem a participação dos estudantes em palestras e atividades culturais, contribuindo para o seu processo de aprendizagem.

Nenhum comentário: