O mau comportamento dos alunos de sétima série da turma que observo é comum até em dia de atividade avaliativa. O professor, ao chegar na sala, levou ao menos dez minutos para conseguir arrumar as carteiras e colocar todos os alunos organizados e dentro da mesma.
Alunos dentro da sala e mais um desafio para o professor: conseguir silêncio. O professor bem que tentou, mas os alunos não se controlavam, gritando e fazendo piadas e brincadeiras a todo instante. Antes de começar a prova, o professor sorteou seis alunos para que escolhessem colegas e fizessem a atividade em dupla. Mais gritaria na sala. Aproveitando a confusão, dois alunos não sorteados se juntaram na tentativa de também fazer a prova em dupla. O que não deu certo, os próprios colegas os delataram e isso gerou mais gritaria e risadas.
Em menos de 15 minutos metade da turma já havia entregue a prova. Detalhe: a maioria deixou as questões discursivas sem responder. Em menos de uma hora toda a turma já havia terminado de responder a prova. Uma turma de aproximadamente 40 alunos, diga-se de passagem.
Os alunos não sabiam interpretar a prova e nem sabiam o significado de algumas palavras. A carência em língua portuguesa acaba condenando o bom resultado em outras disciplinas, principalmente em disciplinas como história que exigem boa interpretação para saber responder as avaliações. É interessante dizer que mesmo não sabendo responder a prova, os alunos não se importavam com isso. Isso era mais um motivo de graça pra eles. O mau resultado da maioria dos alunos na avaliação é evidente.Agora é só esperar pelas notas.
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