domingo, 16 de maio de 2010

Sem ter o que dizer!

A demora para postar meus comentários não foi a toa! Estou estagiando numa sala de 7° e 8° série, com alunos que devem ter em média 17 anos, quer dizer eu acho, tiro essas conclusões sem ter visto ao menos metade da turma! pois é .... nas aulas que eu conseguir observar o que era pra ser uma turma com mais ou menos 35 alunos, só pude ter o prazer de conhecer 10 alunos no máximo!
Acredito que seja por causa dos dias das aulas.... sexta-feira nos últimos horários e segunda nos primeiros horários( na sexta-feira o final de semana já começou e na segunda o final de semana ainda não terminou)_ fazendo uso de ironia é claro.
Na verdade a intenção desse estágio e mais ainda desses comentários são de analisar a postura do professor, bem como as metodologias empregadas e o relacionamento do professor X alunos.
Bem o que eu vi naquela sala de aula deixa qualquer cidadão preocupado com o futuro do Brasil no mínimo temeroso, tenho que admitir que a professora é o tipo de pessoa que não desperta interesse no aluno, muito calma, voz branda sem muito entusiasmo faz que a HISTÓRIA seja apenas mais uma disciplina que serve pra decorar e pra mais nada! Pois é, em contra partida os alunos fazem da professora um nada, exagero meu? Não, ali naquela escola não se respeita os colegas, os professores muito menos a instituição. A principal preocupação de todos é que o tempo passe o mais rápido que puder e que a aula termine o quanto antes !

Primeiro dia de aula foi revisão para uma prova, e vocês acham que eles estavam interessados em tirar dúvidas ou prestar atenção na aula?! não mesmo, as meninas conversando entre si, os meninos se batendo, xingando um ao outro de forma que a professora teve que pedir silêncio e ao menos que pudessem respeitar a minha presença, pois eu era uma universitária que estava alí para observar a turma e que certamente eu tomaria nota de tanta indisciplina!

Falar em indisciplina, mim lembrei agora que quando eu procurei a escola para saber da possibilidade de um estágio pedir que o direitor pudesse mim colocar na sala  mais indisciplinada , sabe o que ele mim respondeu? Não minha filha, aqui á noite as turmas são tranquilas diurno que é o problema!
Aí depois do primeiro dia de estágio eu  mim pergunto o que é um problema na educação escolar?
será que são alunos indisciplinados?
ou será uma turma que não comparece as aulas ou quando aparece não se prontificam a estudar?


2 comentários:

Educação em foco disse...

Agora vc acha que se a postura dela fosse diferente a aula também seria? Parece que vc credita toda responsabilidade da ineficácia da aula à professora. É isso memso? Gostei da postagem. Abraço, José Augusto.

Educação em foco disse...

Sinceramente... hoje Historia é uma figura decorativa no plano educacinal publico. a começar do interece dispertado pelos alunos, você pode ver que esta realidade tornou-se calamitosa.
Rodolfo Benevides