segunda-feira, 10 de maio de 2010

MEMÓRIAS EDUCACIONAIS DE UM BENEVIDES (CAPITULO 1)

    Pessoal este foi o meu primeiro dia de estágio...expectativa, todo mundo no horário (menos eu; tive meus motivos) cheguei na porta da sala um aluno já sendo expulso (pensei logo...essa professora é das minhas) me apresentei, e ela (a PRÓ) veio falar comigo. Muito atenta, dando sua aula, até que (pã...pã...pã...pã) um aluno começou a perturbar, disse - Fessora eu num troçe meu livro naum (tenho absoluta certeza que ele fez de propósito). A professora controlando seu ímpeto pediu que o mesmo ao menos prestasse atenção no assunto (o que pra ele era quase impossível), daí toda vez que o assunto era retomado (História Medieval...acho que ganhou este nome por culpa do medo...) vinha essa criatura atrapalhar o processo... a coitada estava tentando escrever os tópicos da aula (de novo a mão do aluno coçou...). O aluno começou a brincar de bater nos coleguinhas, que sem pensar duas vezes devolverão os tapas.
   Agora com a paciência esgotada a professora (isso mesmo pró acaba com ele!) disse - Saia de minha sala agora. o aluno (com a cara mais sinica do mundo) saiu e foi mentir por aí...(momentos depois, com a maior carinha de anjo) chega o aluno com a coordenadora e outro professor (só faltou falar - Pró estou armado com uma coordenadora e não tenho medo de usá-la); antes que a coordenação pudesse garantir os direitos do pobre aluno (ohhhh tadinho!) a professora explicou (defendá-se pró) - Ele simplesmente não trouxe o livro e quer tomar conta da sala... Não vou permitir que ele fique aqui enquanto um responsável dele não vir conversar comigo, e digo mais ele só assiste aula quando a mãe dele vir aqui (eu pensei... se você for órfão dê adeus a colégio!). 
   (A beira de seu precipício) o aluno ficou sem palavras, o professor (que entrou de gaiato na conversa) diz - Rapaz você disse que saiu da sala porque não tinha caneta, e eu saí correndo para te emprestar a minha. (ele não foi gaiato... está vendo, você pensando mal do bom professor, ele em sua inocência foi ajudar o aluno!). Este aluno não contava com o 3x1 que se formou. quando a emoção da professora já estava para vir a tona (o pior aconteceu) tocou a sirene e a aula acabou....(que chato, estava tão emocionante!).
   (Calma foi só pra contrariar... a aula não acabou) após tudo resolvido (Ufa!) a aula seguiu, os tópicos continuaram a serem apresentados e os alunos todos em silencio (quem via achava que eram "cururus"...os olhos dos alunos, só o pânico de ser o próximo da lista!), a paz reinou na sala e (VITORIOSA!) a professora conseguiu ministrar o assunto (que, por sinal, gostei muito da aula dela), este, bem trabalhado, não só com o livro, a professora prepara seus apontamentos e tópicos em um caderno (sinal que prepara aula em casa) e vem com as explicações e solucionando duvidas dos alunos.

(pessoal a aula dela é boa só que tem uns 7 alunos que deveriam estar em casa...um vai atentando o outro e vira uma bola de neve, a aula começa calma, a professora tem controle de si própria e da sala, massssssssss....)  


2 comentários:

Educação em foco disse...

Quem é vc? Vc esqueceu de se identificar. Tem que colocar o nome no marcador. Abraço, José Augusto.

Educação em foco disse...

O relato foi ótimo e bastante espirituoso, mas como é que a professora trabalha o conteúdo de História? Como ela usa o livro didático? Que série é essa? Aguardo próximos capítulos com mais detalhes. E com seu nome. Preciso te avaliar não esqueça! Abraço, José Augusto.