quarta-feira, 5 de maio de 2010

Realidade Educacional

O dia 26-04-10, foi o momento em que comecei a exercer, o estágio de observação em um determinado colégio da cidade de Feira de Santana (BA). De início era notável a dura realidade, esboçada no cotidiano dos alunos da rede pública de ensino. Por conta de uma estrutura escolar, um tanto defasada; o rendimento da turma foi considerado insatisfatório. E na maior parte do tempo pouco produtivo. As aulas por sua vez, eram baseadas na busca do questionamento pela professora, em relação aos estudantes acerca dos conteúdos abordados em sala, porém, os métodos empregados por ela não eram aplicados de maneira eficaz.
A professora por ter uma postura firme e exigente diante da sua turma, em algumas ocasiões da aula, passava claramente dos limites inerentes a um profissional da área de educação. Provocando um certo desconforto emocional nos estudantes, e comprometendo quais quer esperança de uma boa relação com os alunos.
Em meio ao comportamento autoritário e intolerante da professora;  poucos eram os estudantes que conseguiam ter concentração com as atividades exigidas por ela. Pois em um ambiente dominado pelo medo, torna-se praticamente impossível, aplicar técnicas de aprendizado que possam surtir efeitos em uma turma de crianças que não tem idade superior a 11 anos.
Essa foi a realidade difícil cuja a qual me deparei no meu primeiro momento como observador em uma sala de aula de estudantes pertencentes a 5° série do ensino público feirense. Por conta disso, cheguei a conclusão de que tal desordem educacional, não tem como protagonista. Somente um professor sem competência, ou um estudante indisciplinado. E sim toda uma estrutura escolar, carente de mudanças profundas em suas funções pedagógicas com a intenção de assegurar a qualidade do ensino público.

Um comentário:

Educação em foco disse...

Sim Tiago, mas efetivamente o que é que acontece na sala de aula? V apresentou uma realidade já interpretada. Como é a prática da professora? É autoritária porque? O que ela faz? Vc já está "inocentando" os alunos e "culpando" a professora. Talvez seja uma interpretação apressada. O que não funciona na sala de aula e o que poderia funcionar melhor? Sabemos que o sistema educacional tem seus problemas, mas o que acontece na cultura organizacional dessa escola? Bem...são questões para provocar reflexões. Foi bom vc ter tocado nisso. Abraço, José Augusto.