domingo, 30 de maio de 2010

Uma lição de moral

Começo dizendo que hoje, graças ao curso de licenciatura de História, do qual faço parte, meus pensamentos não correspondem mais há os de alguns meses atrás!
Não tinha sonho maior na minha vida do que passar no vestibular e fazer  um curso que pra mim seria uma satisfação, cheguei falando que não queria ser professora, estava ali naquela sala só porque AMAVA  a história, que iria seguir uma outra carreira para qual eu estudo, e que é bom resaltar, em nada tem haver com a docência , seria técnica em Mêcanica Industrial, no qual eu perderia noite rodando turno, ganharia bem mais, e não teria preocupações ou melhor, chateações com alunos insolentes, que não estão interessados em estudar, e que estão longe de ter algum respeito por algum professor.... bem , caros amigos, posso dizer que depois de uma série de discussões em salas de aulas, estudo de algumas politicas sociais e educacionais e um ensinamento da professora que observo, meus sonhos tomaram outro rumo. Hoje eu quero ser uma PROFESSORA, e digo mais quero ser uma super professora, daquelas que despertam o interesse do aluno como um toque de mágica, daquelas em que ensinam os alunos a pensar e se mostrar, quero resolver problemas e mostrar que a educação é o único caminho.

Bem, em mais um dia de uma aula, não tive muitas surpresas, tudo o que já tinha visto acabou por se repetir, a professora faz um esforço inacreditável para falar e maior ainda para ser ouvida, enquanto isso os alunos saiam da sala de aula sem permissão, conversavam na porta da sala de aula em meio de muitos insultos e muita falta de respeito, com toda essa desordem e falta de educação, a professora se  viu obrigada a pedi a colaboração dos alunos para fazer silencio e respeitar minha presença, isso mim deixou um pouco desconfortavél, e até com medo, pois não sei qual é a imagem que eles tem de mim. Bem ou mal a aula prosseguiu e com um silêncio considerável, o que chama minha  atenção é que aqueles poucos alunos que comparecem todos os dias a aula, tem uma grande variação de interesse, um dia eles estão afim, de ter aula e outros nem um pouco...
A aula prossegue e o cólegio já está vazio, é um dia de sexta feira e como já foi dito, é quase dia facultativo, uma aluna de outra série que espera uma colega dessa sala que observo, chega na sala de aula e pergunta para a professora:
-  Professora, porque tu não vai embora, só tem tu aqui dando aula, todo mundo já foi!

A professora com toda calma e discernimento do mundo responde com muita paciência:

- Eu acho graça de vocês alunos, são os únicos clientes que não se preocupam com o produto que vocês recebem, tanto faz se tem aula ou não, vocês acham que por estar aqui não pagam por esse serviço? o governo mim paga para que eu der 5 horas de aula noite, e eu não acho justo ganhar o dinheiro sem fazer minha parte.

E a partir de então essa mulher ganhou o meu respeito e minha admiração, fui pra casa pensando se tivéssemos 50% de professores com um senso de responsabilidade como a dela o Brasil estaria em condições bem melhores...


Como diz Alisson, sonho com um dia em que eu possa ver mudanças na educação....



2 comentários:

Alisson Nogueira disse...

é Ire, virei fã dessa atitude também... Amei seu post...
Sonhar nós podemos. é atraves destes sonhos que fazemos a diferença....bjão.

Educação em foco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.