sábado, 8 de maio de 2010

Isso é comportamento de educador?

Quando entrei naquele colégio a fim de pedir autorização à diretora e ao professor para fazer estágio de observação na sala de aula, fiquei chocada com a estrutura do colégio. Trata-se de um colégio público. Internamente, as salas são isoladas por grades e portões que nos dão a sensação de que é um presídio. Mas, isso foi apenas um choque inicial que atingiu novas proporções no dia 28/04/2010 quando, finalmente, cheguei na sala de aula para assistir a aula do professor, da disciplina de História, que eu iria observar, numa turma de 7ª série. Entrei na sala de aula junto com o professor, e imediatamente à chegada deste houve uma tremenda algazarra na sala. Com certa dificuldade, o professor conseguiu controlar os alunos. Faltavam mesas e alguns alunos estavam sentados desconfortavelmente em cadeiras com os livros sobre o colo.


Mas o que mais me chamou a atenção foi a o comportamento do professor perante os alunos. Por ser uma turma de 7ª série, tratam-se alunos com uma faixa etária média de 12 anos de idade. O professor começou a dizer coisas que ao mesmo tempo em que provocava risos por parte dos alunos, me causava horror. A linguagem vulgar utilizada pelo professor é típico de ambiente de entretenimento como bares e clubes, dessa forma o docente perde sua credibilidade, respeito e a autoridade com os alunos dificultando assim as relações interpessoais e comprometendo o aprendizado. Enquanto dava aulas, chamava os alunos de, entre outros nomes, “preto burro”, “feia” e expressões como: "Além de preto é viado ",etc. Embora a fala do professor, ao falar tais barbaridades assumisse um tom descontraído de modo a provocar risos em toda a sala, tal comportamento e tal linguagem, denotam racismo, preconceito e homofobia. Atitudes inaceitáveis para um educador, que possui a difícil missão de formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade, uma vez que o sentido da educação é reproduzir comportamentos, valores e atitudes. Quando o professor utiliza esses termos pejorativos com tanta naturalidade os alunos se sentirão no direito de tratar as demais pessoas da mesma forma inclusive o próprio professor.







"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

3 comentários:

Unknown disse...

Parabens pelo relato. Tambem fiquei chocada diante do que vc relatou. Infelizmente nossas escolas estão cda vez mais preocupantes.

Educação em foco disse...

Simone,
Esse professor ralmente é um caso de polícia. Bem...mas fica a questão simone: como enfrentar esse problema. O que vc sugeriria? Abraço, José Augusto.

Eduardo Luedy disse...

Seria interessante descverer de modo mais detalhado o contexto em que as piadas e a linguagem do professor se inserem. Apesar de achar, apenas pelo relato de suas impressões, que o professor está equivocado, gostaria de saber mais do contexto. Uma espécie de etnografia da sala de aula, seria interessante.