quarta-feira, 5 de maio de 2010

Início do Estágio - primeiro dia.

Minhas observações começaram no dia 12 de Abril de 2010,numa turma de 7ª série, mas seis dias antes, quando fui à procura da escola fazer o requerimento, poucos foram os funcionários que me deram atenção e entre esses poucos - pra minha sorte- o de maior autoridade na instituição, o diretor.Percebi que não seria uma boa opção, mas a vantagem  na distância dessa escola para o meu bairro foi determinante para a escolha.Chega então o primeiro dia...
Mesmo desconfiado fui para obrigação! Já ouvi o ditado " o homem é de momento" e foi essa conclusão que tive por ver que o mau humor volta e meia aparece, pois ao entrar na escola fui recebido com muita gentileza, desde o porteiro, passando pela secretaria até a sala de aula, realmente o primeiro momento não passou de uma análise precipitada. A receptividade dos alunos, expressou antes de tudo respeito, numa turma em que a faixa etária é diversificada, essa noção foi bem transmitida. O espaço é improvisado, pois ali é na verdade uma sala de computação e o pedido para a construção de uma nova sala ainda não foi  atendido.
Com a experiência do magistério me sentir familiarizado, e sabendo da realidade das escolas públicas desse pais, não me veio grandes surpresas quanto as metodologias, recursos, e tolerância, tendo a impressão que voltei ao tempo e que pouca coisa mudou.



Um comentário:

Educação em foco disse...

Rodrigo,
Não se engane! MUita coisa mudou, mas como a história é caracterizada por rupturas e permanências, muita coisa ainda persiste no cotidiano de nossas salas de aula. Todo processo de transição comporta o velho e o novo. Estamos vivenciando uma nova época na educação brasileira e que em muitos aspectos vem melhorando e em outros vem piorando. Por isso vivemos num momento em que temos que discutir esses problemas e propor soluções. Achei legal vc falar das impressões precipitadas, porque às vezes generalizamos afirmando que toda as escolas públicas são ruins e que só há violência e sofrimento, mas na verdade existem boas escolas, bons alunos e professores em vários cantos do país, da Bahia e de FEira de Santana e precisamos relativizar algumas impressões e combater alguns preconceitos. Abraço, José Augusto.