quarta-feira, 26 de maio de 2010

EDUCAÇÃO?

Ainda sonho com o dia em que a educação virá a tona como a mudança real. Mudança de conceitos e percepções que mantem esse sistema educacional degradado. Custo a acreditar em um sistema educacional sem cura, que se consolida a cada dia diante da PASSIVIDADE dos seus dirigentes ou mesmo dos seus mediadores, que deveriam ser mediadores de conhecimento. Os quais exercem papel fundamental na consolidação de um sentimento de mudança nessas crianças que entram na escola com o intuito de aprender. Mas hoje me afirmam: "Aprender para que? elas não querem, são indiferentes às ações dos professores, se eles não querem não vou me acabar." (OBS. esse não é dialogo da professora que observo, é de estudantes graduandos em licenciatura da UEFS e de outras instituições.)


" para que vou dar tanta importância às disciplinas de educação, estou aqui com outro intuito [...] se quisesse ser professor ficava em minha cidade e fazia letras..."
Nós estamos sendo formados, professores, querendo ou não. Me pergunto, qual a chance dessas crianças, ou pessoas em geral, de conhecerem um profissional empenhado em mudar o sistema educacional atual, sendo que esses não querem sequer serem professores ou mesmo causar uma mudança dentro de si?
Retornando ao meu estagio, mais um capitulo: No meu terceiro dia de estágio, não houve estágio de observação, o que houve foi, no intuito de não causar perdas aos estudantes, ministrar uma revisão já que a professora, por motivos de saúde, havia faltado à aula. Nesse dia foi possível perceber o que é possível fazer para conquistar a admiração e não o desprezo dos estudantes. Enquanto assumi uma postura descontraída, o meu amigo baseado em Maquiavel preferiu ser temido que amado. Em contra partida, na minha concepção, a minha postura me proporcionaria conhecer um pouco mais das realidades de cada um ali presente, e deu certo.
Em meu pensamento referente à educação, não costumo, como uma grande parte de estudantes que me relaciono, não penso a pedagogia como algo que não posso por em prática. Penso que deve haver, sim, uma adequação do mediador, ou professor, em relação ao tempo e lugar que os edtudantes pertencem.
Assim, nessa aula ministrada podemos perceber algumas fragilidades do nosso sistema educacional, mas tambem pude ver que o que falta às crianças é insentivo e mobilidade por parte dos professores. Ao invés de tentar dar a eles assuntos prontos, deveriamos estimula-los a associarem os conteúdos com sua realidade. Você pode me questionar: Mas como trazer para a realidade atual fatos que ocorreram em tempos tão distantes se não pela leitura macissa de material? como causar interesse por parte desses estudantes?
Conversando com alguns estudantes daquela sala de 5ª serie, lembrei-me de que um dia fui criança. Lembrei-me que até os dias de hoje sou fanático por desenho animado e jogos. Por que não utilizar desses mecanismos para auxiliar a fazer um paralelo entre os conteudos e a realidade? Atualmente ha uma enorme esfera de jogos que remontam o cenário medieval e que esses estudantes ja estão abituados. "Minha gente, acorda o mundo evolui e vocês ficam parados meu irmão!"
Acredito que é cabivel, expor aqui o meu descontentamento com a postura de pessoas, ligadas a mim, que assumem uma postura ilicita diante da educação. Pensam a educação apenas como meio para ganhar dinheiro, obviamente não serei hipocrita a ponto de dizer que não penso em crescer economicamente, mas penso que posso fazer isso atraves de meios licitos e que possam trazer vantagem para mim a para os estudantes.
Em minha descrensça diante de alguns futuros professores, recompuz minha esperança após assistir um filme, A escola da vida, e diante de uma conversa com alguns estudantes da escola que Observo. Percebi que eles acreditam em mim, me pedem ( depois da aula que ministramos) para que de aula, me veem com respeito e admiração. Alem disso em uma conversa com um dos "bagunceiro", foi perceptivel sua vontade de aprender e a sua insatisfação diante das abordagens do professor estagiario.
Perdoem-me caros, no lugar da professora entrou para lecionar um estagiário da UEFS, o qual diria, detem um metodo que não condiz com a realidade. Apesar de tentar modificar aquele padrao de sala de aula expondo video tapes, trazendo musica para sala, este assume uma postura que, pelo menos a mim, é frustrante.
Para finalizar a minha postagem, digo que a responsabilidade é de todos e antes de fazer uma critica a qualquer metodo aqui criticado, ou mesmo a qualquer professor, repensei minhas atitudes e meus metodos. A conclusão que cheguei é que não há conclusão. Quero mudar isso e estou conseguindo, pelo menos o meio em que estou envolvido. O que os outros estão fazendo, eu não sei, só sei que eu faço mais do que penso.




E como um CHAVÃO: EDUCAÇÃO É PROBLEMA DE TODOS!

Um comentário:

Educação em foco disse...

muito bom....
é o que a maioria pensa e não faz!


ire